O fenómeno da corrupção tem efeitos económicos devastadores significa na vida das pessoas mais pobres do planeta.

A existência de corrupção significa que há menos dinheiro para ser usado em programas de desenvolvimento. As pessoas pobres deixam de ter acesso a serviços essenciais, como a saúde e a educação.

O problema da corrupção é global, mas também local. Práticas de suborno e extorsão acontecem a todos os níveis da sociedade e em todos os países, desde o mundo dos negócios, passando pelas operações financeiras até aos contratos públicos.

Algumas pessoas ainda pensam que a corrupção é um problema apenas dos países em desenvolvimento. Na realidade, o dinheiro sujo circula à volta do mundo através dos bancos, das multinacionais e dos paraísos fiscais.

A corrupção constitui um verdadeiro assalto aos mais pobres. Acabar com a pobreza implica lutar activamente contra todas as formas de corrupção.

A palavra Justiça, usada pelo profeta bíblico Miqueias, significa corrigir uma desigualdade, independentemente do benefício ou prejuízo que esse acto implique na nossa vida.

O Desafio MIQUEIAS assume o compromisso de lutar contra a corrupção, incentivando a adopção de práticas transparentes e de boa governação.

 

O Desafio MIQUEIAS é uma campanha internacional para mobilizar os cristãos a favor das comunidades pobres e socialmente excluídas e para influenciar os líderes das nações a cumprir as promessas públicas, de forma a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e reduzir a pobreza extrema para metade até 2015.

CORRUPÇÃO
E POBREZA

Todos os anos, mais de um milhão de milhões de euros desaparecem no comércio internacional devido a práticas relacionadas com a corrupção.

praticar a justiça
amar a misericórdia
andar com Deus

AJUDAR CUSTA ZERO


Agora é possível contribuir a CUSTO ZERO para projetos solidários e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis do planeta. Basta um simples gesto solidário através do preenchimento da sua declaração de IRS, assinalando com um X no quadrado (Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública), inserindo o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) da Associação MIQUEIAS – 508 680 492 - no campo 1011 do quadro 11 do Modelo 3 da sua declaração de IRS. Depois marque novamente um X no quadrado “IRS” e se quiser doar o IVA das faturas emitidas em seu nome marque outro X no quadrado “IVA”.

Agora é você que decide o destino de 0,5% da colecta do seu IRS. Ajudar Custa ZERO.